Hoje comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A sede das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é estabelecida no local que, em cada ano, for designado por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa.

Este ano de 2020 estas comemorações são assinaladas numa cerimónia simbólica no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

As Cerimónias têm início no exterior do Mosteiro dos Jerónimos onde, pelas 11h00 e sob a Presidência do Chefe de Estado, decorre a Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional, com a execução do Hino Nacional, 21 salvas por unidade naval da Armada Portuguesa fundeada no rio Tejo e sobrevoo de homenagem por uma esquadrilha de aeronaves F-16 da Força Aérea.

Depois, na Igreja de Santa Maria de Belém, o Presidente da República deposita uma Coroa de Flores no Túmulo de Luís Vaz de Camões, e guarda um minuto de silêncio em homenagem aos Mortos ao serviço da Pátria.

Nos claustros do Mosteiro, irá usar da palavra o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, Presidente da Comissão Organizadora do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a que se segue a intervenção de Sua Excelência o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que encerra as Cerimónias.